Vale ressaltar que essa técnica é melhor para a fixação a curto prazo — e é uma boa pedida para revisões em final de semestre ou vestibulares. E o último dos métodos de estudo eficazes que queremos apresentar aqui é o fichamento, que também é conhecido como resumo. Cientistas comprovaram que é melhorvariar o temaao estudar, em como ser mais produtivo vez de se concentrar apenas em uma área. No entanto, é aceitável e até mesmo preferível unir campos de assuntos relacionadas ou semelhantes. O sistema Leitner é o mais conhecido para utilizar “cartões de memorização”. Ele serve para que os estudantes aprendam o conteúdo com o qual estão menos familiarizados pelarepetição.
Porém, caso sua timidez ainda seja um fator impeditivo, falar sozinho é o melhor caminho! Caso prefira, pode gravar sua voz para ouvir depois ou, então, apenas converse consigo mesmo em frente ao espelho. A metodologia é eficiente, pois faz com que você não só revise a matéria, como também se familiarize com a estrutura do exame. Assim, é possível ter uma ideia do rendimento em relação ao tempo gasto em cada questão, por exemplo, fazendo com que a prática constante otimize os seus resultados.
Dificuldades de assimilação
No geral, isso são os podcasts, áudios sobre determinados assuntos. Escutar podcasts é uma técnica de estudo bem legal para absorver conteúdos, principalmente quando o tempo está curto. Logo, pode-se entender que as técnicas de estudos têm como objetivo sanar essas dificuldades, para proporcionar um estudo de maior qualidade. Técnicas de estudo – Prática distribuídaA prática distribuída também deixa clara a importância das revisões. Se você vê um determinado conteúdo várias vezes ao longo do tempo, há uma chance grande de que ele seja armazenado em sua memória de longo prazo. A técnica de autoexplicação faz com que a pessoa crie argumentos para defender o que está dizendo, fazendo com que o memória traga à tona o máximo de detalhes daquilo que foi aprendido.
Para isso, deve-se realizar algumas anotações contendo o significado das palavras de difícil compreensão, facilitando, inclusive, uma posterior releitura. Porém, antes de partir para a organização, é preciso considerar todas as atividades acadêmicas e determinar qual será o tempo reservado para ver cada uma delas. Isso permite elencar prioridades e equilibrar as tarefas, promovendo a produtividade e a melhora da performance geral nos estudos. Manter a organização do espaço de estudo é mais uma dica fundamental para conquistar um bom desempenho, melhorar a gestão do tempo e evitar a perda de materiais.
A cada pausa, não esqueça de atualizar os status das tarefas em sua lista, marcando um X naquelas que forem concluídas. A cada quatro ciclos de concentração, você poderá fazer uma pausa maior, de 15 minutos, para descansar. Esse método é muito útil para os conteúdos mais abstratos, que exigem uma capacidade de compreensão um pouco maior. Para completar, vale fazer anotações e reler todas elas de tempos em tempos para facilitar que a mente conecte os novos conhecimentos a aprendizados passados. Para montá-los, o estudante pode utilizar cartolinas e inserir, em cada lado do papel, uma palavra-chave e uma resposta.
Grifar, a de menor utilidade entre as técnicas de estudo
Ou seja, você distribui esses conteúdos nos dias da semana ou dentro do mesmo dia em uma programação. E por último, na etapa de repasse, é preciso fazer uma análise minuciosa, resultando em resumos, anotações e desenhos. Em cada uma dessas etapas, é preciso tomar uma ação específica.
Faça testes práticos
Porém, se quiser utilizar diferentes tempos do dia para revisar as leis, grave seu material para escutar posteriormente e tentar reter o conteúdo gravado. A tecnologia veio para ser aliada na hora de melhorar o desempenho do estudo. Alguns pontos devem ser levados em consideração para que essa estratégia otimize o seu estudo, segundo a coach Deborah Cal. É uma técnica de revisão que pode ser traduzida como um cartão de memória. Sua relação com os estudos pode ser entendida como cartão rápido/instantâneo . O edital verticalizado deve ser usado para programar revisões e administrar seu estudo de forma organizada e correta.
Ela também é extremamente vantajosa para o estudante que deseja economizar algumas horas de estudo e consolidar um bom conhecimento sobre os temas vistos. Portanto, mesmo que você conte com poucas horas diárias ou semanais para estudar, é preferível aplicar uma metodologia que auxilie a aumentar a produtividade e a otimizar o tempo. No entanto, a pessoa deve escolher uma opção que atenda às suas necessidades, considerando a mais adequada para o seu caso.
Outra ação bastante útil na fase de aprendizado é a autoexplicação. A ideia é memorizar e compreender a matéria para que o estudante seja capaz de explicar para si mesmo o conteúdo, como se estivesse dando uma aula de verdade. Aqui você pode combinar outras técnicas — como a dos mapas mentais — para ajudar na organização dos argumentos. Entre os métodos de estudo mais interessantes está a técnica pomodoro, que pode ser usada por estudantes de qualquer área do conhecimento. Técnicas de estudos – Estudo intercaladoUma dica que podemos ressaltar acerca dessa técnica de estudo é intercalar as matérias de direito com aquelas de exatas. Assim, o aluno não ficará somente estudando exclusivamente através da leitura, e haverá um maior conteúdo prático, de modo que o estudo se torne mais dinâmico e menos monótono.