Ou seja, que o atleta de posse da bola conclua o lance, perca a posse da bola ou que esta saia da quadra ou ocorra a paralisação da jogada. Em caso de infração aos itens 1,2 e 3 desta regra será repetido o pontapé inicial, exceto se o atleta que executou o pontapé inicial tocar na bola antes que outro atleta o faça. Após o descanso regulamentar a que se refere a regra, a partida recomeçará com as equipes disputantes trocando de lado e o reinicio será efetivado por um atleta da equipe contrária aquela que deu Ao-vivo o pontapé inicial. O cronometrista e o anotador exercerão suas funções do lado de fora da quadra de jogo, próximo à linha divisória do meio da quadra, junto à zona de substituição. Assinar a súmula de jogo, antes do início da partida, o que atesta e certifica que os atletas relacionados na referida súmula são exatamente os que se encontram na quadra de jogo. A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros.
O arremesso lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais, quer pelo solo, quer pelo alto. Por infração de qualquer atleta da equipe atacante, salvo quem executa o tiro livre e um tento tenha sido assinalado, será anulado o tento e o tiro livre repetido. Por infração da equipe defensora e um tento não tenha sido consignado, deverá ser repetida a cobrança do tiro livre. Toca ou controla a bola com suas mãos ou com os pés por mais de 4 segundos, em qualquer parte da quadra de jogo. Se, ao assegurar ou arremessar a bola, ou dar um munhecasso na mesma, o goleiro permitir que a bola entre na sua meta e ultrapasse inteiramente a linha de fundo, entre os postes o sob o travessão de meta, o tento será considerado válido. Se durante a partida ocorrer deslocamento do travessão ou dos postes de meta, coincidentemente com o chute a meta, o árbitro poderá validar o tento se a bola houver cruzado a linha de fundo, entre os postes e o travessão quando de sua posição normal.
Quando uma equipe não tem a posse de bola, ela se defende e usa vários métodos para evitar que o ataque da outra equipe marque. Os jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. Um chute inicial é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada field goal ou de um touchdown.
Cada equipe, após o controle da bola, possui 24 segundos de posse de bola para arremessá-la à cesta adversária. Desses 24 segundos, apenas 8 segundos podem ser executados no campo de defesa. Se ao receber a bola de um arremesso lateral ou recuo de bola, o goleiro errar o chute ou não acertar a bola, ele agora poderá pegá-la com as mãos.
Futebol Americano
Com a difusão do esporte por todo o país foi realizado, em 1922, o primeiro campeonato de seleções estaduais. C) manter a bola próxima ao corpo, favorecendo assim, o seu domínio. B) movimentos com bola (recepção, passe, chute, etc.). No Brasil, além do voleibol de quadra é muito comum a prática desse esporte na praia. O vôlei de praia começou a ser praticado no nosso país em 1930.
Os quadrados menores e o retângulo da parte de trás são válidos para jogo de simples, quando só há dois jogadores em quadra. Se bolinha quicar o “corredor” , as linhas de fora da quadra, são consideradas bolas fora. Tiago Gomes, que deixou a comissão técnica do Grêmio e atualmente treina o Brasil de Pelotas na Série C do Brasileiro, vê como positiva a regra das cinco substituições. “Isso já acontecia há muitos anos nas categorias de base no país.
TIRO DE META
Mais gente descansada entrando em campo, e com 15 jogadores na reserva, os treinadores terão maior possibilidade de mexer em suas equipes. Eles terão a possibilidade de mudar o repertório e o jogo ficará mais ativo. Guimarães acredita ainda que as novas regras vão ajudar mais os clubes com maior poder aquisitivo. “A gente vai ver processo de desigualdade, aliás, isso já acontece atualmente.
Mão na bola
Existem choques, mas não mais que em uma partida de futebol entre videntes. A de se levar em conta que são oito jogadores completamente cegos disputando a posse de uma única bola, de modo que o contato com o rival, além de inevitável, faz parte da própria dinâmica do jogo. B) Após a autorização do árbitro, o atleta encarregado de efetuar a cobrança terá 05 segundos para chutar a bola ao gol, podendo movimentá-la livremente em qualquer direção até o momento do chute, dentro do limite de tempo. 11 – Lembrem-se de que todas as infrações técnicas cometidas dentro da área de meta do quadro que defende pelos seus atletas originam penalidade máxima, portanto, a aplicação das infrações é de capital importância.
Após uma falta, como dito anteriormente, o jogo recomeça na lateral da quadra. A bola deve ser chutada a partir do chão, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por qualquer uma das equipes. Em geral, a bola é simplesmente chutada com força para o campo adversário, mas por vezes uma equipe tenta recuperar o seu próprio pontapé, numa jogada que é conhecida como onside kick. O local da marcação de pontos é em formato de Y, segurado por uma barra a três metros do solo. As traves têm uma distância entre si de 5,63 metros.