Arquitetura informações, tipos, características e exemplos

Desde aqueles tempos antigos, a arquitetura foi transformada ao ritmo de diferentes mudanças sociais que modificaram os estilos e funções dos edifícios. Graças a ela, a humanidade aprendeu a fazer do mundo um lugar mais hospitaleiro para si e para seus propósitos. Além de modificar ou construir espaços habitacionais, a arquitetura foi desenvolvida especialmente no planejamento de recintos cerimoniais e edifícios administrativos . A partir do século XVIII a arquitetura do período neoclássico iniciou seus esforços para retomar a linguagem do que se produziu na antiguidade clássica grega e romana.

Imagine, por exemplo, uma casa italiana próxima à praia, com espaços amplos e bem arejados, aspecto limpo e sofisticado. É claro que ainda tem muitas áreas que não foram listadas, com certeza a arquitetura proporciona incríveis formas de trabalho. Projeto de ventilação e climatização é o projeto de design e planejamento de sistemas de ventilação e climatização para edificações, incluindo a seleção de equipamentos e dispositivos de controle de temperatura e umidade. Esta é uma das áreas de atuação do arquiteto que poucos formados seguem, mas que pode abrir um novo legue de possibilidades para o arquiteto. Nesse artigo vamos abordar um pouco sobre 14 áreas para que você que está apenas se formando ou que está pensando em fazer o curso de arquitetura possa definir qual caminho seguir. Agora que você aprendeu sobre todos os estilos de arquitetura, conheça também 10 incríveis obras de arquitetura famosas mundialmente e se inspire.

Já a partir de meados do século XX, a onipresença de volumes monolíticos e a monotonia de suas superfícies de vidro repetidas em cada esquina começaram a despertar um desassossego nas novas gerações de arquitetos. A sucessão infinita de estruturas funcionais e utilitárias estava transformando as cidades americanas e europeias em uma paisagem urbana homogênea e tediosa. A partir de 1929, com o início da Grande Depressão, inaugura-se uma corrente de crítica à arquitetura moderna que se estabelece até o final da década de 1970.

Por outro lado, estudo em profundidade matemática , ciências dos materiais e outras disciplinas que contribuem para o visual arquitetônico. Um plano contém as informações necessárias para prosseguir com a construção . Mas, além disso, escritório de arquitetura muitas vezes são solicitados por instituições públicas para fiscalizar se a construção vai ocorrer da maneira correta e de acordo com a legislação . O tratado mais antigo sobre o assunto que se conhece data do século I aC.

Quais os tipos de arquitetura mais comuns?

Em outras palavras, temos um arquiteto pronto para lidar com questões visuais da cidade. Ele facilita a comunicação com os cidadãos e o próprio funcionamento dos espaços públicos, por meio do planejamento de instalação de placas, semáforos e sinalizações, por exemplo. O arquiteto que atua com Planejamento Urbano é aquele que planeja espaços públicos. Já em relação aos apartamentos, usa-se um design compacto, projetado para maximizar o uso eficiente do espaço, especialmente em áreas urbanas, onde o espaço é limitado. Em apartamentos ou casas que se inspiram nesse estilo, majoritariamente neoclássicos (uma releitura do clássico), você vai encontrar pilares e mobiliários grandes.

Arquitetura Contemporânea

Os romanos também inovaram introduzindo nos estilos de arquitetura novos materiais, como o cimento, e novas técnicas, como o arco. Um exemplo é a Necrópole de Gizé, onde estão as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da Grande Esfinge, da IV dinastia – elas são consideradas umas das sete maravilhas do mundo antigo e contam a história dos estilos de arquitetura egípcios. Assim, para conhecer melhor o modernismo, é interessante estudar seu legado, que tem seu início com o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e é coroado com a construção de Brasília. A corrida pelo ouro aconteceu no final do século XVII e durante o século XVIII, o que causou a criação e fortalecimento do estilo barroco. Pense em cidades como Ouro Preto e suas igrejas repletas de ouro e adornos, assim como na obra do mestre Aleijadinho se quiser identificar o estilo.

Desenho de Mobiliário

Arquitetura e Urbanismo é uma área onde tem o objetivo de elaborar projetos de edifícios e cidades, envolvendo ruas, parques e bairros. A faculdade de design de interiores tem 2 anos, se enquadrando como um curso tecnólogo. Um arquiteto de edificações é quem projeta edifícios comerciais, industriais e residenciais de acordo com a viabilidade financeira, econômica e ambiental, definindo quais materiais e acabamentos serão usados e fiscalizando a obra. Um arquiteto concursado realiza laudos de avaliações imobiliárias e patologias da construção e visita obras de diferentes tamanhos.

Nosso design com alma brasileira faz sucesso na CASACOR SP

O bom uso do espaço, a qualidade dos materiais, o acabamento e execução a obra são tarefas do cotidiano de um arquiteto e que são necessárias na decoração de interiores. Esse campo consiste na recuperação de estruturas deterioradas, como prédios e casas antigos. Cabe aos arquitetos procurar manter as características originais do espaço ao mesmo tempo em que oferece soluções para torná-lo mais habitável. Pode-se dizer que a arquitetura contemporânea é um movimento marcado por diferentes influências. Espaços abstratos, geometria definida, nenhum ornamento – com exceção dos painéis decorativos; além de materiais aparentes, pilotis, panos de vidro contínuos e muito mais, pregados pelos cinco pontos da arquitetura moderna.

O estudante se torna um bacharel e pode fazer a graduação presencial ou até mesmo optar por cursar Arquitetura EAD. A área que mais paga na Arquitetura é relativa à sua experiência e área de atuação, você pode cobrar por horas trabalhadas ou por m² do projeto. O profissional que opta pela área precisa ter domínio em softwares, assim como de edição de vídeos e animações em 3D. Com a utilização da impressora 3D como uma ferramenta de design, a demanda por pessoas que possuem técnicas criativas na fabricação digital tem aumentado cada vez mais. Atualmente existem diversos softwares de renderização, os mais usados são o Vray e o Lumion, quando bem usado é capaz de imitar fielmente a realidade, desde iluminação até a textura dos tecidos. Além de técnicas de construção e reparo, é necessário um cuidado especial com a manutenção de certos detalhes, o que torna todo o processo mais lento e exige muito mais cuidado.