Casas Em Declive: Vale A Pena Investir No Terreno?

Já as casas em declive ficam abaixo do nível da rua e são mais difíceis de vender, pois as pessoas sentem-se inseguras com a inclinação do terreno. Além disso, você também pode acrescentar escadas e rampas para dar um toque charmoso para a construção. E na parte de trás, que geralmente fica mais discreta, montar espaços de lazer e até mesmo um jardim, que poderá ser irrigado com facilidade, devido à inclinação do terreno. Nesse caso, a piscina traz uma sofisticação a uma área de lazer tanto acima ou abaixo, depende das nuances do projeto. Para ousar ainda mais, muitas casas em declives investem na piscina com borda infinita, incrementando beleza e trazendo exuberância para a residência.

Também existe o fator vista, que pode ser excelente dependendo do terreno escolhido. O declive segue sempre o caminho inverso, isso significa que quando o fundo do lote estiver mais baixo em relação ao nível da rua, estamos tratando de um declive. Também é muito importante levar em conta os ângulos do terreno antes de iniciar as obras. Essas diferenças entre o início e o final do lote podem ser pequenas, apenas saltando a casa alguns degraus, ou grandes a ponto de pilares de sustentação serem necessários. De qualquer forma, também é uma opção interessante, principalmente para casas. Mas apesar de esse ser o fator crucial para defini-los e os diferenciar do terreno plano, existem ainda algumas outras peculiaridades de cada um.

Os desafios do terreno em declive

Um projeto muito utilizado em terrenos com declive é onde a garagem aparece em primeiro plano, neste caso este cômodo é utilizado como a base da construção e por isso deve ser construída de maneira reforçada. A primeira coisa que precisa ser dita é que sim, não importa qual a solução para o terreno com declive, o custo final da obra muito provavelmente será um pouco maior. Não à toa, são exigidos planta de casa pequena conhecimentos técnicos e um ótimo projeto arquitetônico. Por outro lado, terrenos em declive podem valorizar o projeto, oferecendo soluções internas e externas diferenciadas. Enquanto o aclive se refere a lotes com seu final acima do nível da rua, os declives estão abaixo. Existem diversas vantagens e desvantagens, como a necessidade de uma criatividade maior e custo para manipular a terra.

É mais caro construir em declive?

comentários em “COMO CONSTRUIR EM TERRENO COM ACLIVE OU DECLIVE”

Pode ser uma edificação em cascata, elevada, sobre um platô escavado ou criado, entre outras possibilidades que devem ser escolhidas com o auxílio de profissionais. Neste caso e como já explicado acima é mais complicado e novamente é preciso consultar um engenheiro para garantir que a coisa certa seja feita. Geralmente se faz um porão no fundo ou opta por fazer um muro de arrimo e aterrar, deixando assim nivelado com a rua. A dificuldade nesse caso é não deixar formar espaços muito grandes na parte de baixo da casa.

Dá para construir meu negócio também?

A vantagem é que, dessa forma, o terreno fica mais livre para projetar uma casa em declive maior ou usar o espaço que seria da garagem para criar outro ambiente, como um jardim. A casa em declive demanda muita movimentação da terra e fundações profundas com muro de contenção. Os terrenos em aclive ficam acima do nível da rua, subindo para os fundos. Conhecido também como terreno pirambeira, esse tipo de solo traz muitos desafios para o arquiteto, mas também traz a possibilidade de criar uma casa em declive marcante e cheia de criatividade.

Os terrenos em declive são mais difíceis de vender, pois, as casas em declive são construídas em diferentes níveis, ou seja, seguindo a topografia natural do solo. É de extrema importância contar com profissionais registrados e qualificados na elaboração de projetos de arquitetura e na construção de casas em terrenos aclive e declive. Eles podem garantir a segurança, a estabilidade estrutural e o cumprimento das normas e regulamentações necessárias.

Em muitas cidades você pode ver casas de esquina nessa linha, ainda mais nas regiões mais altas, claro, com rampa bem acentuada. Se você acha que aterrar não é uma opção, poderá fazer a casa em cima e planejar a garagem na parte de baixo. A vantagem disso é que você ficará com mais terreno livre para fazer uma casa maior ou usar o espaço que seria da garagem para outra coisa, como jardim, por exemplo. Já o restante da casa pode ficar desencostado do terreno, apoiado apenas por pilares ou paredes. Nesse caso, se forem paredes, é interessante deixá-las no sentido transversal à inclinação do terreno, ao invés de formar paredões que impeçam o escoamento de água. Além disso, o projeto tem também o poder de minimizar esse trabalho na hora de construir, em alguns casos.

Mas, basta algumas orientações para transformar esse tipo de lote em um imã de compradores ou inquilinos. Então, se você quer saber como construir em terreno com declive e fazer um excelente negócio, este artigo é para você! Continue por aqui e saiba tudo sobre esse tipo de loteamento e como aproveitá-lo ao máximo com projetos com alto potencial de valorização. Essa é a principal questão, ainda mais quando se trata de deslizamentos e outros fatores naturais e mudanças bruscas climáticas, bem como a estrutura interna da residência. Bom, com uma ótima preparação e acompanhamento do engenheiro, não há problemas em construir em terrenos em declive.

Como precisam de maior modificação, vão exigir mais desse serviço e, consequentemente, aumentar os custos da obra. Segurança e viabilidade para a execução do projeto da casa dos seus sonhos! Essas são as primeiras questões que você deve levar em consideração ao deparar-se com um terreno em aclive ou declive.—————————————————————-