Algumas até não podem ser levadas à máquina, portanto, o ideal é verificar a etiqueta e seguir algumas orientações que passaremos ao longo do artigo. Dessa forma, você mantém a sua qualidade por muito mais tempo. Desse modo, existem muitas peças na sua casa que necessitam de uma limpeza profissional e que valem cada centavo do seu investimento. Essas peças não devem ficar presas na cortina na hora da lavagem, pois podem estragar o tecido ou o PVC. Esse tipo de cortina também pode ser levado a máquina, porém, exige alguns cuidados especiais. Além das suas cortinas, é importante cuidar de outras partes da limpeza residencial, como tapetes, colchões e estofados.
Nesse caso, também não é recomendado secar à máquina, pois a cortina pode encolher com o calor. Para lavar os acessórios das cortinas, geralmente pano seco ou aspirador de pó servem, porém, para materiais metálicos o mais indicado é pano úmido. Com essas dicas de como lavar cortinas seu modelos vão durar por muitos e muitos anos em todos os ambientes de sua casa, da sala aos quartos. No caso da cortina blecaute de tecido, o procedimento é basicamente o mesmo que descrevemos no passo a passo anterior. Remova os acessórios, ajuste no ciclo para roupas delicadas na máquina, prefira o sabão neutro/líquido e deixe secar em ambiente ventilado e à sombra.
Como limpar couro: conserve os acessórios e móveis por mais tempo
Entender as nuances entre os variados materiais é fundamental para manter a integridade e a beleza das cortinas ao longo do tempo. No caso da cortina blecaute (ou “blackout”) de plástico ou PVC, a máquina não é uma opção. Para lavá-la, faça uma solução de água e sabão neutro, utilizando uma esponja macia para esfregar o material.
Como Limpar Geladeira
O primeiro passo para limpar a cortina corta-luz é verificar se há acúmulo de poeira. Independentemente do material de que é feito, o blackout tende a reter a sujeira. Dessa forma, eles não vão ficar se batendo dentro da lavadora, evitando que ela saia com furos ou rasgos e perca a eficiência. Já cortinas delicadas, como as de seda ou renda, requerem um pouco mais de atenção. Colocá-las em uma fronha ou saco de lavagem antes de colocá-las na máquina ajudará a protegê-las. Opte por um ciclo suave com água fria e use um detergente adequado para tecidos delicados.
Na verdade, muitas delas não podem ir na máquina de lavar ou sequer ser lavadas com água. Nesse caso, o indicado é a limpeza com um pano seco e que não solte fiapos. Para isso, encha uma bacia com água fria e adicione sabão para tecidos delicados. Misture bem até formar uma solução uniforme e então coloque as cortinas de molho. Agora sim, você pode começar o processo de lavagem de cortinas de tecido.
Feita a lavagem, pendure as cortinas para secar bem esticadas, na vertical e, se possível, longe do chão. Se for necessário passá-las com ferro, faça isso com uma temperatura baixa e sem usar o recurso de vapor. Se for possível, pendure a cortina em um varal para secar, em um local longe da luz do sol. Antes de colocar a cortina nesse tipo de solução, saiba que é importante que você use um produto à base de oxigênio e não de cloro. Para entender como lavar cortina a seco, comece aspirando toda a sujeira. Depois, espalhe bicarbonato de sódio por toda sua extensão.
Lavar cortinas pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com as técnicas certas, especialmente quando se trata de máquinas de lavar, pode ser uma tarefa simples e eficaz. A escolha da abordagem correta depende do tipo de cortina que você tem. Para cortinas mais resistentes, como as de algodão ou poliéster, é aconselhável usar o ciclo suave da máquina, água fria e um detergente suave.
Cuidado com os Móveis: Como Educar seu Cachorro a Não Roer?
Você também pode dissolver um pouco de sabão neutro no vinagre e fazer uma mistura bem homogênea. Depois, coloque o líquido no compartimento de sabão em pó. Fique atento, pois a cortina é lavagem de persianas danificada ao ser lavada na máquina.
Lavar as cortinas de maneira correta, além de manter seu aspecto de peça nova, prolonga sua vida útil. Os profissionais de limpeza aconselham sempre dois molhos de 40 minutos cada antes de colocar na máquina de lavar. Na hora de colocar a cortina na máquina, nada de misturar a peça com o forro ou outros itens de roupa, cama, mesa e banho. Opte pelo ciclo suave de lavagem e priorize o sabão líquido (que dilui mais facilmente e diminui os resíduos no tecido). Se a peça for de poliéster, voal ou algodão pré-encolhido, é possível lavá-las em casa, inclusive usando a máquina de lavar, caso as cortinas não sejam muito grandes.
Alguns tecidos permitem a passagem à ferro, mas em baixas temperaturas, no máximo até 110ºC. Mas, é sempre necessário checar a etiqueta de instruções da sua cortina para saber se ela pode ou não ser passada. Caso suas cortinas não possam ser lavadas na máquina, não tem problema! Outra dica é nunca misturar as cortinas com outras peças na máquina, para evitar o atrito excessivo ou que a cortina fique com pelos ou bolinhas grudadas nela. O ideal é tirar o pó das cortinas com um aspirador, de preferência com um bocal do tipo escova limpo e macio. Passe o aspirador por toda a extensão da cortina, fazendo movimentos de cima para baixo.
Na caixa que vai aparecer, digite o seu endereço e encontre a solução mais próxima. Atualmente, a maior empresa do mundo especializada nesse tipo de serviço é a Acquazero. Para agendar a limpeza em alguma unidade da rede, ou na sua casa basta entrar no site ou baixar o aplicativo da marca.
Para começar, saiba que a cortina com blackout de PVC não deve ser colocada na máquina. O primeiro passo para limpar a cortina, seja ela colorida ou não, é verificar se há muita poeira acumulada que pode provocar alergia. Todas as sujeiras e impurezas que vem de fora passam pelas cortinas, ou seja, elas absorvem o acúmulo de poeira, ácaro, fumaça, mofo, bactérias e alguns vírus.
Se a sua for com tonalidades mais claras, deve saber que elas são mais propícias as manchas. A limpeza a vapor é uma excelente escolha para lavar cortinas de tecidos muito pesados, ou as que são difíceis de remover do trilho. Você vai precisar de um vaporizador higienizador de qualidade, e um acessório para estofados. Ao seguir essas orientações simples, é possível lavar cortinas com argolas na máquina com segurança e eficácia, mantendo-as limpas e em ótimo estado por mais tempo. Há varões, argolas e trilhos que são cromados ou de latão e alumínio.