Os noticiários também se diferenciam com jogos de luzes e projeções que criam um ambiente diferente para cada um deles. Outra novidade é que os monitores que ficavam no fundo da redação foram substituídos por LED, compondo todo o cenário inovador. Além disso, as câmeras estarão conectadas com a arte inserida no telão do jornal. A tecnologia permite que, à medida que as câmeras se mexam, o cenário também mude de dimensão, acompanhando o movimento — e permitindo um elemento adicional de imersão na notícia. O novo cenário traz uma experiência de imersão por meio da conectividade de câmeras com Inteligência Artificial, além do uso de Realidade Aumentada, que permitirá a interação dos âncoras com elementos virtuais. Segundo relatos do jornalista Gabriel Oliveira, está prevista para o dia 12 de março a inauguração do novo cenário dos telejornais da Globo produzidos em São Paulo.
As mudanças — que possibilitam uma nova forma de contar as histórias — começaram a ser percebidas no ‘Jornal da Globo’ desta terça-feira (12) e no ‘Hora 1’ desta quarta-feira (13). O Jornal da Globo receberá um cuidado a mais, com outra identidade visual. Tanto a logomarca “JG” como a vinheta foram trocadas para acompanhar as mudanças que a emissora julga como um “olhar futurista”. Os monitores que ficavam no fundo da Redação também foram substituídos por LEDs. O megapainel é transparente porque é feito de vidro e de uma fina camada de pixels.
Quando chegou ao sinal aberto, a trama não só obteve boa audiência como alavancou, também, o acesso aos capítulos no Globoplay. O executivo citou como exemplo dessa consumo amplificado dos mesmos conteúdos um dado que aponta que, nos canais pagos lineares da Globo, 57% da audiência é composta por pessoas com mais de 50 anos. Já pelo Globoplay, considerando tanto os espectadores do sinal simultâneo dos canais quanto os que assistem aos conteúdo sob demanda, 66% do público é formado por pessoas de 25 a 49 anos.
Durante a cobertura de notícias governamentais, por exemplo, a rampa do Palácio do Planalto pode ser virtualmente incorporada ao cenário, adicionando uma camada visual significativa à apresentação. Além disso, a aplicação da realidade aumentada se estende a outros objetos, como carros, trazendo uma riqueza adicional de detalhes e valor visual e informativo às histórias narradas. A impressionante tela atinge até 80% de transparência, permitindo a visualização da redação melhores notícias atrás do cenário. Já a transparência é ajustável, proporcionando controle total por meio das imagens projetadas no LED, o que permite uma adaptação dinâmica e precisa conforme as necessidades do momento. Os telejornais terão recursos de realidade aumentada para visualização dos gráficos. “Mais moderna e fluida, a nova logo é uma evolução da atual e se forma a partir de luzes e linhas em movimento, que representam as notícias que circulam pelo cenário do telejornal.
Clara Moneke interpretará fofoqueira em “No Rancho Fundo”
O grande desafio do jornalista não é apenas noticiar, mas também se fazer compreendido. Esse novo cenário vai favorecer exatamente essa comunicação com o telespectador. Destaca-se também que o painel de LED é altamente personalizável, atendendo às demandas específicas de cada jornal.
É o que o novo cenário dos telejornais de rede da TV Globo ancorados de São Paulo vai oferecer para o público, possibilitando uma nova forma de contar as histórias. As mudanças começarão a ser percebidas a partir desta terça-feira, dia 12, no Jornal da Globo e, na quarta-feira, dia 13, também no Hora 1 e no Jornal Hoje. Essa câmera será treinada para identificar ações pré-programadas de comando dos apresentadores para inserção de elementos de Realidade Aumentada (RA) no cenário.
‘Jornal da Globo’, ‘Jornal Hoje’ e ‘Hora 1’ estreiam novo cenário
O evento será marcado por uma edição especial do “Jornal da Globo”, conduzido por Renata Lo Prete. Nessa ocasião, o telejornal será transmitido em um horário antecipado e terá uma extensão de tempo ampliada. Roberto Kovalick, apresentador do Hora 1, destaca que “o telão também permite que a gente veja a redação e a redação nos veja. Tem uma conexão entre o cenário, o telão, os editores, os repórteres que estão chegando, o dia começando, essa coisa viva”.
A possibilidade de levar novos conteúdos e ter esse diálogo de manhã é empolgante”, relatou. Segundo a Globo, essa inovação é denominada como “grafismos de tela” e tem como objetivo permitir que os movimentos dos apresentadores controlem as informações exibidas. Essa dinâmica busca fortalecer a comunicação e a compreensão do conteúdo apresentado. O telão de LED de 15 metros de largura por 2,7 metros de altura poderá ser completamente utilizado para exibir vídeos e imagens. Os telejornais seguem com sua identidade visual própria e um jogo de luzes e projeções diferencia cada um deles.
Com esta novidade, elementos virtuais podem agora ser integrados ao espaço físico, permitindo que a narrativa se torne mais envolvente e elucidativa. Entre os destaques da tecnologia inovadora dos telejornais da Globo, está a introdução da Inteligência Artificial (IA) na identificação do ambiente do estúdio e dos apresentadores. Na terça-feira (12), a Rede Globo apresentou para a imprensa os novos cenários do “Jornal da Globo”, “Hora 1” e “Jornal Hoje”. Os três estúdios ganharam um reforço de tecnologia com ambiente interativo, usando Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA). O painel de LED é personalizável e permite atender ao Hora 1, Jornal Hoje e Jornal da Globo, de acordo com as demandas de cada jornal. Os cenários dos três são alterados mudando o grafismo do LED, que possui controle de iluminação para dar maior ou menor visibilidade à redação que fica atrás.
“Vamos pegar um horário danado, mas tenho certeza de que o Tá na Hora vai pegar”, aposta Christina Rocha
A mais recente obra do autor, Todas as Flores, foi citada diversas vezes como exemplo de um conteúdo que conseguiu trafegar e ter sucesso em diferentes janelas. Outra série original da plataforma, que estreia no dia 11 de abril, é Justiça 2, continuação de uma série exibida com sucesso na TV aberta em 2016. Dessa vez, a obra terá o Globoplay como primeira janela, ainda sem previsão de chegar a outras plataformas. Após o término do BBB, em abril, a TV Globo exibirá, sempre nas noites de quinta-feira, a série Os Outros, produto original do Globoplay, lançado na plataforma em 2023. Ao todo, segundo a Globo, serão 29 estreias na TV aberta, nos próximos três meses, além de 60 lançamentos nos canis pagos e outras 50 produções nacionais no Globoplay.