A cicatriz ganhará boa resistência após 6 a 8 semanas, estabilizando-se em 70 a 80% da resistência da pele normal em aproximadamente 1 ano. Como o camarão está longe de ser o único patrocinador de inflamações, a relação de ingredientes contraindicados a quem tem encontro marcado com o bisturi não é pequena. Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior.
Depois disso, quando os pontos forem retirados, é indicado iniciar o tratamento com creme para fortalecer e estimular a revitalização da cicatrização. Embora a boa cicatrização depende de inúmeros fatores e, dentre estes, a ação do médico no ato cirúrgico, quase todos os outros dependem do próprio paciente, sejam eles fatores endógenos ou exógenos. No entanto, nada disso impede que os pacientes relacionem as cicatrizes diretamente ao ato cirúrgico. É comum que a cicatriz fique vermelha ou rosada nos primeiros meses da ferida, é um processo normal que ocorre durante a fase de inflamação. Pela região do corte precisar de maior irrigação sanguínea, o organismo envia uma quantidade de hemoglobinas superior, deixando um aspecto vermelho.
A cicatrização é uma ação natural do corpo, com o objetivo de reparar os tecidos lesados por uma cirurgia, ferimento ou trauma, através da produção de fibras de colágeno na região afetada. Por se tratar de um procedimento também estético, nesse tipo de cirurgia, o cirurgião plástico procura deixar o mínimo de marcas possíveis. No entanto, sem os cuidados adequados, a probabilidade do surgimento de cicatrizes mais visíveis aumenta. Já nas cicatrizes hipertróficas, pode ser feita a injeção de corticóides para diminuir a formação de colágeno, reduzindo o tamanho e espessamento da cicatriz.
Profhilo: Saiba Como Funciona O Tratamento E Seus Benefícios
Seja qual for o tipo de cirurgia plástica, é preciso adotar alguns cuidados decisivos para a cicatrização adequada da pele e a tentativa de alcance do resultado almejado, seguindo todas as orientações do médico. O processo de cicatrizaçãoé uma reação natural do organismo, buscando manter a integridade da pele sempre que algo rompe com ela. O sucesso de um procedimento cirúrgico não depende apenas do desempenho do médico, mas também dos cuidados do paciente no pós-operatório e da resposta do organismo e dos tecidos.
Conheça as fases, os alimentos e todos os cuidados que podem te ajudar a ter uma boa cicatriz. Tudo irá depender da evolução da sua cirurgia, assim como o tipo de curativos, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados pelo seu médico. Os curativos poderão ser simples ou compressivos, de acordo com o tipo de cirurgia. Os drenos são utilizados somente em alguns casos, em que ocorra grande descolamento de pele. Inalação de oxigênio puro a uma pressão superior à atmosférica, no interior de uma câmara, útil no tratamento de tecidos em sofrimento, feridas de difícil resolução, etc.
Como É A Cicatriz Atrófica?
Para isso, o cirurgião plástico deve realizar o melhor planejamento possível na escolha das melhores medidas para esse fim. Deve examinar o tipo de pele, assim como os antecedentes cirúrgicos do paciente, para avaliar o risco de o mesmo desenvolver uma cicatriz inestética, cicatriz hipertrófica ou queloide. Para uma cirurgia plástica, assim como para qualquer outra, possuímos recursos para prevenir e reduzir, ao mínimo possível, o aparecimento de um queloide ou cicatriz hipertrófica.
Uma boa cicatrização também leva em conta fatores externos, como higiene e proteção da ferida, e internos, como genética. O resultado final pode ser observado 1 ano após a cirurgia, quando a cicatriz atinge seu resultado definitivo. A fase inicial de cicatrização pode apresentar inchaço localizado, descoloração ou desconforto e pode levar de 1 a 2 semanas. Com a dermoabrasão, opeelingquímico, ou resurfacing a laser, as condições nas áreas tratadas serão as mesmas, além de sensibilidade em geral. Se você ainda tem dúvidas sobre este procedimento ou quer agendar sua consulta, me coloco à disposição para ajudar. Caso a situação fuja do controle no pós-operatorio, um tratamento específico, com medicamentos tópicos e um procedimento minimamente invasivo pode resolver o problema.
O Que Esperar Da Consulta
Uma das principais dúvidas levantadas pelos pacientes que se submetem a uma cirurgia plástica, sem dúvida é sobre o processo de cicatrização. A cirurgia de correção de cicatriz inestética propicia a minimização de mastopexia recuperação cicatrizes causadas por acidentes ou procedimentos cirúrgicos anteriores, tornando o tom de pele e a textura circundante mais uniforme. Saiba quais são as opções de tratamento para cicatriz antes da cirurgia.
Não é necessário que o paciente faça nenhuma preparação prévia, a menos se seja necessária a anestesia geral (nesse caso é pedido jejum). Antes da realização da lipoaspiração, claro, o cirurgião exige uma série de exames à paciente, a fim de analisar as condições físicas para o procedimento. Assim, ele identifica fatores que possam vir a prejudicar uma cicatrização satisfatória, como, por exemplo, a diabetes. Além disso, o tabagismo também é um fator que dificulta o processo de cicatrização e que pode ser um empecilho na hora de fazer não só a lipoaspiração, mas qualquer outra cirurgia. Uma das principais preocupações de pacientes que desejam realizar cirurgias plásticas está na questão da cicatriz da cirurgia plástica.