A Mary Kay é um exemplo clássico de empresa que trabalha com base no marketing multinível. O marketing de produto é um tipo de marketing focado na geração de demanda para determinado produto. Aqui está um tipo de marketing em que a criatividade ganha bastante espaço! Afinal, é preciso ser ousado e inovador para chamar a atenção do público e conquistar seus aplausos. A Disney, por exemplo, criou uma campanha que mostra bem o poder das redes sociais. A empresa resolveu doar 5 dólares para uma instituição a cada foto que os seus seguidores publicassem vestindo as orelhas do Mickey com a hashtag #ShareYourEars.
O profissional de Marketing
O marketing de guerrilha é uma estratégia utilizada por empresas que desejam promover produtos e serviços de forma pouco convencional. É uma tática alternativa, feita para criar uma experiência memorável no consumidor. Segundo a professora, os motivos que levam empresas a desenvolverem estratégias de marketing são variados. “Essas estratégias podem ser direcionadas para fortalecer o posicionamento da marca, criar valor, penetrar em novos mercados e gerenciar receitas, entre outros”, exemplifica. “Uma estratégia de marketing bem elaborada serve como um guia para orientar as ações da empresa, garantindo que todas as iniciativas estejam alinhadas”, completa. É importante entender que o marketing é muito mais do que vendas ou publicidade.
O blog da Marketo é um prato cheio para quem quer aprender sobre Marketing Digital, mídias sociais, automação, Marketing de Conteúdo e email marketing. A HubSpot é uma referência em Inbound Marketing, e o seu blog fala tudo o que você precisa saber sobre essa área do marketing. Abordamos aqui todos os temas do marketing, com foco em Marketing Digital, conteúdo e SEO.
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O SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de ações que têm como objetivo levar as páginas de um site aos primeiros resultados de busca do Google, Bing ou qualquer outra ferramenta de busca. Vale notar, apenas, que o uso do e-mail marketing inspira cuidados quanto à frequência. É importante que seus envios sejam bem-vindos, do contrário, o cliente pode entender essa comunicação como um spam. Lembra sobre como falamos que o marketing digital é conhecido pela enorme quantidade de dados que gera? Bom… o Google Analytics é uma das ferramentas usadas para analisar esses dados e tomar decisões. Aqui, a identidade visual da sua empresa vai falar alto, assim como os posicionamentos escolhidos para essa comunicação.
A partir desse estudo, a gestão de marketing de uma organização pode estabelecer estratégias de segmentação, posicionamento e diferenciação no mercado. Elas serão responsáveis por nortear as ações que atingem os segmentos-alvo. Essa palavra deixa mais claro que o foco do marketing é sempre o mercado.
Esse tipo de marketing se apoia fortemente em datas comemorativas comuns a todo mercado – como o Dia das Mães, Natal, Dia do Cliente – e datas especiais para o consumidor, como seu aniversário. A ideia aqui é que os vendedores não limitem a sua atuação apenas à venda do produto em si, mas também dediquem esforços a apresentar a marca para outros vendedores em potencial. Dentro desses canais que mencionamos, todos os movimentos dos clientes são registrados – dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é claro – criando relatórios muito ricos. O crescimento da economia brasileira durante as décadas de 1960 e 1970 criou um mercado acomodado, que pouco investia em soluções de marketing. Por isso, o mercado nacional se tornou subdesenvolvido, o que fez com que o contexto da década de 1980 – marcada pela recessão econômica – fosse muito mais difícil.
Marketing e Vendas
Isso é o que chamamos de data driven marketing – ou seja, o marketing guiado por dados. Após entender o que é marketing e as mudanças pelas quais o conceito passou nos últimos anos, pode ser meio óbvio questionar a sua importância para empresas hoje. No cenário internacional essa foi uma época muito marcada pelo desenvolvimento do mercado, incluindo o surgimento dos famosos gurus de marketing. Como falamos no último tópico, o marketing sempre foi uma constante na sociedade, desde que as primeiras relações comerciais foram criadas. Apesar disso, levou um tempo até que o conceito fosse visto como objeto de estudo. O tal utiliza os princípios do marketing tradicional, aplicando-os para causas sociais e promovendo a redução dos impactos sociais e ambientais na comunidade.
Também se refere às estratégias de comunicação e de vendas que superem a concorrência. O inbound marketing é uma estratégia que busca atrair, envolver e encantar clientes de forma orgânica, criando conexões genuínas com o público-alvo. Diferente do marketing tradicional, que interrompe o consumidor com anúncios diretos, o inbound foca na construção de autoridade e relacionamento por meio de conteúdos relevantes. O marketing é um conceito abrangente que se estende muito além da simples venda de produtos ou serviços.
Pois não existem fórmulas mágicas que sirvam para todas empresas, cada empresa, momento e perfil de cliente utilizam estratégias diferentes umas das outras, sem contar que nem sempre os resultados se repetem. Estes representam as forças internas e externas do mercado que influenciam o negócio. O empreendedor deve ter em atenção que as receitas com o aumento das vendas devem ser significativamente superiores ao valor investido em marketing. Contudo, caso não sejam, as estratégias de marketing foram mal implementadas ou mal definidas e poderá resultar em prejuízos para a empresa. Agora eles se manifestam quando são mal atendidos em uma loja ou compram um produto estragado. Essa manifestação pode atingir milhares de pessoas em sua rede e acabar com a reputação de uma marca.
Se você parar para pensar, o Marketing pessoal não é nada mais do que aplicar estratégias do marketing tradicional em âmbito pessoal. Essa estratégia é muito usada por profissionais autônomos, como consultores e freelancers, seja para melhorar sua imagem, seja para atrair novos clientes. O Outbound Marketing, ou o Marketing tradicional, por sua vez, tem como principal objetivo trazer clientes por meio do oferecimento de serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente de forma ativa e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. Uma vez que o Marketing é a forma como as empresas comunicam suas mensagens para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral, é natural que existam muitas formas de desenvolver essa comunicação. Em resumo, preço é a estratégia traçada marketing Esportivo para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto.
Sendo assim, o objetivo do relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca. O ‘P’ de promoção nada mais é do que a maneira como o produto será divulgado. Aqui, não estamos apenas falando dos canais de divulgação, mas também da comunicação e linguagem que será usada para atingir o público-alvo. Resumidamente, esse é o ‘P’ responsável por responder de qual forma você vai chegar até o seu cliente.
Para chegar a esse ponto, porém, ele passa pelo processo de amadurecimento com a equipe de marketing, que teve o papel de atrair interessados, estreitar o relacionamento com eles e nutri-los com conteúdos. Até as ideias de Kotler entrarem em prática no mercado, o marketing era muito visto como sinônimo de vendas. O marketing se preocupa em entregar e propagar produtos com qualidade e desempenho superiores, ao deduzir que é isso que os consumidores querem. Nesse processo todo, a publicidade é a ferramenta persuasiva que mira no público e ajuda a gerar demanda para a empresa.
Um dos motivos principais para esta situação ocorrer é a negligência de um plano de marketing. A era do marketing 1.0 é centrada na produção e nos produtos das indústrias e empresas. Em uma época sem tanta concorrência e com um público passivo, o marketing focava apenas em evidenciar os benefícios do produto e a qualidade da produção. Se você está pensando em cursar a faculdade nessa área, é bom já começar a perceber o que é marketing e como ele entra na vida das pessoas. O objetivo dessa atividade não é apenas vender, mas também criar relações com os públicos e gerar uma percepção positiva sobre determinada marca, de maneira que ela consiga fortalecer sua presença no mercado. O SEM, ou Search Engine Marketing, refere-se às estratégias de marketing voltadas para os motores de busca.