Muitos modelos de veículos poderosos já vêm de fábrica equipados com encaixes de pneus mistos. Além da estética esportiva que esta configuração fornece, uma mistura no tamanhos de pneus também aumenta a segurança de condução. No entanto, uma desvantagem desta configuração é que os pneus não podem ser rodados no sentido do eixo durante a troca de pneus sazonal (uma prática que seria benéfica para o desgaste uniforme). A pressão correta dos pneus ajuda a economizar combustível, prolongar a vida útil dos pneus e melhorar a segurança na estrada.
Lamelas podem abrir e fechar, otimizando a tração e as forças de frenagem aplicadas na estrada (efeito de borda de aderência). Lamelas são principalmente importantes para pneus de inverno, garantindo melhor aderência em superfícies com lama de neve, gelo e molhadas. Em pneus padrão com padrões de rodagem simétricos, não importa como o pneu é encaixado no aro e em que posição ele é encaixado no carro. No entanto, alguns fabricantes de pneus começaram a produzir pneus com indicações específicas de rotação, a fim de melhorar a aderência em piso molhado e otimizar a geração de ruído.
A invenção do escocês era aplicada não em carros – que na época existiam apenas em protótipos, sem produção industrial –, mas sim em carruagens puxadas por cavalos. Quando alguém entra rápido demais em uma curva, a força centrífuga é maior que a capacidade de aderência do pneu e o resultado é uma derrapagem. Sua suspensão, aerodinâmica da carroceria, freios e outros componentes trabalham para que ele se mantenha na curva, conforme os comandos dados na direção. Um motorista que entende tudo sobre pneus certamente não sairá de casa sem ter certeza de que eles estão em ótimas condições.
Se houver apenas pequenas fissuras, ele poderá remendá-las, e o custo não será tão alto. Ficar com o pneu murcho no meio de um dia de trabalho ou de uma viagem é uma situação chata, não é mesmo? Saiba que o esforço é grande, mas não é tão complicado assim realizar essa tarefa, em especial se estiver com pressa e em local de difícil acesso para pedir ajuda.
A LATERAL:
A área de contato do pneu com a estrada é reduzida quando há água na pista. Em casos extremos, o veículo aquaplana (desliza) na água, reduzindo drasticamente o controle do veículo. Pneus têm padrões especiais que garantem a drenagem ideal da água para longe da superfície de impacto. Esse efeito reduz proporcionalmente conforme a velocidade aumenta. A proteção mais eficaz é ajustar velocidades às condições do tempo.
Tração
Eles geralmente têm um padrão de banda de rodagem mais agressivo, o que pode resultar em maior desgaste em comparação com pneus projetados especificamente para estradas pavimentadas. Assim como uma boa marca de tênis pode evitar lesões, uma boa marca de pneus traz mais segurança e durabilidade. Pneus de marcas confiáveis geralmente têm melhor desempenho e são mais seguros, especialmente em frenagens e curvas. Quando pensamos em um carro, uma das partes que mais garantem a nossa segurança e conforto são os pneus.
Quanto mais informação você tem, maiores as chances de fazer uma boa escolha. Quando um pneu é montado em uma roda, pode haver pequenas variações de peso tanto no pneu quanto na roda. Essas disparidades podem causar vibrações indesejadas durante a condução, especialmente em velocidades mais altas. São pneus que possuem um custo mais elevado, mas para aqueles que querem um maior conforto na frenagem e na direção, o custo-benefício pode valer a pena. Pneus mistos, também conhecidos como pneus todo-terreno ou all-terrain, são projetados para oferecer um equilíbrio entre desempenho em estradas pavimentadas e em terrenos off-road.
A aderência dos pneus é fundamental para a segurança e o desempenho do veículo. Pneus com boa aderência garantem que o carro possa fazer curvas com segurança, parar rapidamente e se manter estável em diferentes condições de estrada. A aderência é influenciada por diversos fatores, incluindo o tipo de pneu, a pressão, a temperatura e as condições da estrada. Pneus com padrões de banda de rodagem adequados e em boas condições são essenciais para maximizar a aderência. O rodízio é troca dos pneus dianteiros e traseiros, com intuito de equilibrar a vida útil desses componentes. Garantindo, dessa forma, uma boa estabilidade em curvas e freadas.
Seus vídeos no Youtube e no Facebook já atingiram mais de 5 milhões de visualizações. E, na hora de dirigir, nunca esqueça da tabela de velocidade máxima. Além de prejudicar a segurança do motorista e passageiros, desrespeitar a regra acima é considerado uma infração de trânsito. Quem sabe tudo sobre pneus tem noção da importância do alinhamento dos pneus, também conhecido como geometria. Seguindo essas tabelas, portanto, um pneu com o código 105U, por exemplo, aguenta um peso de até 925 kg e pode trafegar a até 200 km/h. Os pneus da categoria A são aqueles que dissipam melhor loja de pneus online melhor o calor e, por isso, esquentam menos, enquanto os da C esquentam mais.
Como ler a medida do pneu?
Além da questão da segurança, desrespeitar alguma premissa legal, seja quanto aos pneus ou outros componentes do veículo, pode resultar em multas. Além da conservação, alinhamento e balanceamento dos pneus, confira como está o sistema de arrefecimento, óleo, faróis, filtro do ar condicionado e tudo o que tiver direito em um bom check up. Além de garantir que tudo sobre pneus esteja em ordem, recomendamos que você faça revisões periódicas completas em seu veículo.
A sobrecarga dos pneus (velocidade excessiva ou sobrepeso) tem o mesmo efeito crítico da descalibragem, podendo causar danos irreparáveis ao pneu. Se você pretende dirigir em conduções de carga completa/alta velocidade, ajuste a pressão do pneu segundo as recomendações do fabricante. A classificação de pneus para todas as estações é um ajuste entre um pneu desenvolvido para uso em estradas secas e molhadas durante o verão e um desenvolvido para uso em condições de inverno. O tipo de borracha e do padrão de rodagem mais adequado para uso em condições de verão não pode, por razões técnicas, proporcionar um bom desempenho em neve e gelo. O pneu para todas as estações é um ajuste, não sendo nem um excelente pneu de Verão nem um excelente pneu de Inverno. Pneus para todas as estações também são marcados para lama e neve do mesmo modo que os pneus de Inverno, mas raramente com um floco de neve.
O rodízio do pneu é uma prática periódica que deve ser feita em intervalos regulares, preferencialmente a cada 10 mil km. A regra se aplica para “nivelar” o desgaste dos pneus, uma vez que o eixo motriz exige mais esforço do que as rodas que estão livres. Como uso rotineiro, há o risco das rodas perderem o alinhamento ao passar sobre buraco e pedras e demais irregularidades do piso. Eles contam com propriedades que permitem rodar com segurança tanto no asfalto, quanto terrenos off-road. As cintas são camadas sobrepostas que ficam abaixo da banda de rodagem.