Dicas essenciais para ter as suas finanças equilibradas

Pode parecer que não, mas, quando acumulados, os pequenos montantes ganham destaque no orçamento. Além de manter os pagamentos dos fornecedores em dia, você deve atentar-se para o cumprimento dos prazos de vencimento dos impostos e taxas. Em caso de atrasos, a empresa deverá arcar com multas e juros que, dependendo do órgão, podem ser de valor considerável. Você sabe que o principal objetivo da sua empresa é o aumento das vendas e, consequentemente, elevação do lucro.

Comece a colocar esse método em prática ainda em fase estudantil e, assim, mesmo em um futuro quando você já tiver uma posição interessante no mercado de trabalho, ele ainda será útil para que você mantenha sua vida financeira sob controle. Nele, você atribui 50% do que ganha ao que considera essencial, 15% às suas prioridades financeiras, que podem ser o pagamento de dívidas ou a formação da reserva de emergência e 35% para aquilo que não fará falta.

E, para que o plano compense, conseguir a quantia com juros baixos é ideal. Nesse cenário, contar com uma cooperativa de crédito é a parceria certa – uma vez que vão além da visão financeira. De nada adianta você colocar essas dicas em prática e depois abandoná-las dentro de um ou dois meses. O ideal é que elas façam parte da sua rotina, auxiliando você na construção de uma trajetória próspera financeiramente. Se for o caso, você pode tentar substituir dívidas com juros altos por outras com condições melhores, recorrendo a outros agentes, sempre com cuidado para não se comprometer.

dicas para soluções financeiras

Contas A Pagar

Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro, fazer as escolhas certas financeiramente e ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos. Nada impede, entretanto, que você programe e faça as suas próprias soluções financeiras.

Existem diversos cursos na área para quem precisa aprender o básico do assunto — como ensinamentos para sair das dívidas com cartão de crédito ou formas para implementar a educação financeira na sua empresa. Atualmente inúmeras empresas oferecem soluções para pequenas empresas ou negócios que estão começando. Isso ajuda os gestores, que comumente estão envolvidos em múltiplos setores, a ter mais controle sobre as suas finanças. Uma análise apurada da situação financeira da maioria das empresas, comumente permite observar a presença gastos desnecessários. Não importa quão consciente e enxuta seja a administração, através de um bom planejamento financeiro sempre é possível encontrar alguma conta que possa ser reduzida em prol da otimização dos resultados organizacionais. O controle e a eficiência das operações é um fator fundamental para um bom planejamento financeiro. Todo dinheiro que entra e que sai da empresa deve ser registrado para que o a análise do fluxo de caixa não leve a conclusões equivocadas.

Basicamente, sem um fluxo de caixa não tem como ter uma empresa saudável e com abertura para o crescimento, assim como também não existe um fluxo de caixa sem esse profissional para fazer a apuração dos dados. Além disso, ainda é possível incluir como tarefa do gestor, a administração da plataforma multibanco que a empresa possa utilizar para fazer pagamentos e outras operações bancárias.

A boa notícia é que, de modo geral, essa é uma iniciativa que está perto de se concretizar. Acredite, isso tem tudo a ver com a realidade financeira do profissional. Esse pode ser um dos indícios de altas taxas de absenteísmo na sua empresa, por exemplo. Pessoas endividadas ou com outros problemas como crise financeira ficam procurando alternativas para resolverem a situação, e isso mexe bastante com o emocional. Imprevistos acontecem, e se a empresa concede esse benefício ao trabalhador, certamente está oferecendo um recurso extra em situações de emergência.

É possível conferir os saldos diários e mensais, gráficos com as despesas e receitas e as projeções de crédito e débito divididas por períodos. Todos os cadastros são feitos de forma clara e rápida, assim o gestor não perde tempo com tarefas que podem ser realizadas em poucos instantes. Se você quer organizar as finanças da empresa, precisa criar o hábito de controlar rigidamente o estoque. Isso vale para qualquer tipo de negócio, sendo ele de pequeno, médio ou de grande porte. Não só o setor financeiro pode ser impactado por problemas no fornecimento, mas toda a empresa, seja por atrasos ou má qualidade.

Educação Financeira

Mais do que simplesmente ter uma boa gestão das organizações que fazem negócios com você, é importante conquistar boas condições de pagamento. Ajustar prazos, negociar valores e parcelamentos pode evitar que sua empresa tenha que descapitalizar um valor significativo de uma só vez ou que pague juros excessivos. O início do ano é tradicionalmente uma época caracterizada pelo maior comprometimento de renda dos clientes no curto prazo, o que pode reduzir sua capacidade de honrar pagamentos. Isso porque há um acúmulo de vencimentos de compromissos financeiros, como IPVA, IPTU, matrícula e materiais escolares, pagamento das compras de Natal, entre outros. Por meio da Virada Financeira, o Santander incentiva seus clientes a reorganizar suas necessidades financeiras momentâneas para transformar seus projetos em realidade. O Santander promove a Virada Financeira, uma ação de orientação que oferece condições diferenciadas e dicas para apoiar os clientes a organizarem o orçamento neste começo do ano, período de maior concentração de dívidas e gastos.

E conhecer o público-alvo faz bastante diferença para poder impulsionar seu negócio. Aproveite para oferecer cursos de capacitação aos colaboradores, mantendo a equipe na mesma sintonia. Esse nunca foi nem nunca será o jeito correto de impulsionar os negócios. Para crescer, você deve estar em dia com as obrigações legais e as exigências dos órgãos de fiscalização. Esse fundo serve para cobrir gastos imprevistos e segurar as pontas em épocas de baixo movimento.

Deixar uma resposta