Vantagens De Utilizar Energia Solar Fotovoltaica Em Casa

E aí, depois de tudo isso percebeu que instalando um sistema fotovoltaico você ajuda o meio ambiente e ainda economiza? Em algumas localidades do território brasileiro, o que é energia solar é ofertado um desconto gradativo do Imposto Predial e Territorial Urbano aos donos de residências que adotam medidas sustentáveis, como a produção da própria energia.

O armazenamento desse tipo de energia é pouco eficiente se comparado à energia hidrelétrica, aos combustíveis fósseis e à biomassa. Essa forma de obtenção de energia, uma das mais promissoras atualmente, vem crescendo cada vez mais em virtude da redução dos preços e dos incentivos oferecidos para que os países adotem fontes renováveis de energia. Você vai poder aumentar o preço do aluguel do seu imóvel ou lucrar mais com uma futura venda da sua casa.

Porém ainda mais vital é estabelecer um orçamento que esteja de acordo com suas capacidades, tornando possível aproveitar ao máximo a energia solar. Em redes on-grid, problemas técnicos na rede elétrica da distribuidora podem causar interrupção da produção de energia solar por conta do sistema anti-ilhamento, evitando sobrecargas do gerador e riscos de comprometer a rede.

Parte da grande vida útil de sistemas de energia solar é fruto de sua resistência significativa aos danos causados pela ação da natureza, tais como chuvas, ventos ou até mesmo granizo. No mais, os sistemas de geração de energia solar estão mais associados a imóveis modernos e arrojados, o que acaba também pode refletir na valorização das residências que dispõem dessa tecnologia desde a fase de construção.

vantagens da energia solar para sua casa

Por isso, nós trouxemos as principais vantagens e desvantagens de ter uma usina fotovoltaica em casa, para você colocar na balança e tomar sua decisão. Essa regulamentação (Resolução nº 482, de 2012) foi elaborada recentemente pela ANEEL, agência que controla e regula o sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil. Ela é a responsável pela concessão de créditos de energia para micro geradores (geração de pequeno porte disponível na rede de distribuição). A princípio, ela diminui o uso das demais fontes de energia, como o gás e a elétrica. O progresso tecnológico e a elaboração de decretos normativos provocaram o aumento da utilização de energia solar em diversos ambientes, inclusive o empresarial e o residencial.

O Brasil É O País Da Energia Solar

Comparando novamente com a aquisição de um carro, que exige uma manutenção periódica, os sistemas fotovoltaicos, embora estejam lá, funcionando e gerando energia 12 horas por dia, necessitam de uma manutenção muito baixa. Uma vez instalados e averiguados todos os componentes, o inversor já pode ser configurado e ligado, e assim começara a gerar toda a energia elétrica projetada pelo sistema.

Energia Solar

Devido a esse fator, a utilização da energia solar é viável em quase todo o território brasileiro. E o investimento é um retorno garantido, pois a relação custo-benefício é percebida na conta já no primeiro mês, com uma redução de até 95%. O baixo custo de manutenção e a vida útil dos equipamentos agregam ainda mais valor ao sistema. Apartamentos também podem usar sistemas de energia solar, mas o modelo de instalação deve ser feito em conformidade com o prédio. Isso torna o processo burocrático e, algumas vezes, impede que os condôminos sigam com a ideia.

Primeiramente, ela reduz a utilização de outras fontes de energia, como a elétrica e o gás. Dentre as desvantagens do uso da energia solar, podemos destacar, primeiramente, o custo acentuado que a sua tecnologia possui, principalmente nas placas fotovoltaicas, que contam com um nível mais avançado de complexidade. O receptor é constituído por um líquido, que é aquecido pela luz solar refletida nos painéis. Esse líquido é responsável pelo armazenamento de calor, aquecendo a água nas usinas e, assim, produzindo vapor.

Deixar uma resposta