Nesse sentido, elas são diferentes do público-alvo, que é caracterizado por um segmento da sociedade que possui determinadas características em comum, como gênero, profissão, idade ou local onde reside. Estas mídias foram e ainda são muito utilizadas no marketing, contudo, vem perdendo bastante espaço para as mídias online, que discutiremos a seguir. São várias as proibições, sejam elas mais tradicionais, em sua maioria off-line, sejam virtuais.
Responda com agilidade e cordialidade os contatos recebidos pelo seu site, WhatsApp, redes sociais e telefone. Você poderá anunciar para um perfil de público-alvo semelhante às pessoas que já são seus clientes. Site e Redes Sociais atualizadas podem fazer toda a diferença e levar um grande número de seguidores atraídos pela qualidade e presença digital da sua marca.
Principais estratégias para marketing na área da saúde
Com a conta no Google Meu Negócio, que é gratuita, você será encontrado com mais facilidade. Quando alguém buscar por dentistas em uma determinada região, seu endereço e telefones de contatos serão exibidos pelo Google. Certamente odonto marketing você tem uma fluência única em falar da técnica utilizada, dos materiais necessários e dos cuidados no pós-operatório. Embora essas sejam informações relevantes, no entanto, o paciente que lê você tem outras preocupações em mente.
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Na área da saúde, inclusive na Odontologia, muitos profissionais ainda possuem alguns receios quanto ao marketing na prática. Adotar a cultura digital é transformar seu consultório em um negócio dinâmico e flexível. De acordo comBe the New Digital Enterprise,da consultoria Accenture, os empreendedores que entendem essa transformação chegam a faturar 26% a mais do que os demais. Com uma rotina automatizada, sobra mais tempo para dedicar-se à presença nas redes. Assim, você pode aproveitar melhor as nossas dicas e ter um Instagram de sucesso como dentista.
Aproveite o comércio local para estabelecer parcerias com outras empresas, conversando com outros empreendedores e apresentando o seu trabalho. O convênio odontológico oferecido aos funcionários dessas empresas pode ser um dos que você aceita na clínica. Com essas informações em mãos, analise as respostas dadas e encontre os pontos que necessitam de melhoria, direcionando os seus esforços para eles, sem deixar de lado aqueles que são vistos como positivos. A criação da buyer persona não é feita a partir de palpites ou suposições. Por esse motivo, invista na realização de pesquisas, entrevistas e coletas sistematizadas de dados junto aos clientes e prospects.
Depois de elaborar o questionário para a criação da buyer persona, faça uma análise entre as respostas para encontrar as características comuns entre os pacientes. Caso perceba que o público entrevistado possui características muito díspares, estude a possibilidade de criar mais de uma persona. Apenas fique atento, pois, a quantidade de ações e estratégias deve equivaler ao número de personas. Depois que você definiu as estratégias e ações a serem tomadas, estabeleça um cronograma de execução do plano de marketing. O monitoramento dele é de grande importância para que os resultados sejam coletados e avaliados.
Antes de começar a criar perfis e divulgar conteúdos, espie seus concorrentes para descobrir o que eles estão fazendo. Essa é a melhor forma de conferir, de antemão, o que agrada o seu público e o que não funciona no seu mercado. Como veremos ao longo deste conteúdo, porém, a divulgação de conteúdos relacionados à saúde demanda cuidados especiais que devem estar previstos em seu planejamento. Com boas ideias de marketing as chances de você expandir a rede de pacientes e se tornar referência na área da odontologia são bem maiores.
Conheça seu mercado: estude o marketing odontológico da concorrência
Por último, mas não menos importante, o marketing odontológico também beneficia diretamente o paciente. Por este meio, ele conhece melhor o profissional que o atenderá e se empodera cada vez mais no acompanhamento. Afinal, ele constrói uma ideia do dentista antes mesmo de entrar no consultório e tem a oportunidade de escolher o que melhor se encaixa em suas necessidades. O próprio termo evoluiu nos últimos anos, contrastando com o conceito, já menos utilizado, de propaganda. O marketing odontológico tem o objetivo de aproximar o dentista do paciente, sanando dúvidas e esclarecendo sobre a odontologia.
Além de toda essa estratégia relacionada à publicação de conteúdos, há também a parte de análise, cujo intuito é monitorar o impacto dessas estratégias, aperfeiçoando-a quando necessário. Ferramentas como o Google Analytics podem fornecer dados para analisar os efeitos do Inbound Marketing na web. Depois de constatar que está recebendo visitas em seu blog de pessoas interessadas nesse tipo de assunto, é preciso converter esses visitantes em clientes em potencial. Aqui, é necessário oferecer algo para o visitante, a fim de iniciar uma relação, na qual ele precisa enxergar algum tipo de benefício, seja por meio de ebooks, palestras, newsletter, material educativo etc. Por isso, envie um e-mail para cada paciente que deixou de frequentar a clínica e entenda seus motivos. Diante das respostas fornecidas, trabalhe para corrigir os problemas e continuar prestando um bom serviço em prol da saúde bucal das pessoas.