Diferente da inspeção veicular, que utiliza equipamentos específicos para analisar a condição da estrutura do automóvel, a vistoria é uma espécie de checkup para verificar se o carro pode ou não circular. Isso envolve a avaliação de componentes do veículo, como freios, buzina, triângulo, pneus, extintor, número do chassi, motor, documentos, entre outros. Afinal, que tipo de informações a consulta de placa de veículos oferece? Depende muito do serviço, mas antes é importante ressaltar que os mais sérios usam diversas bases de dados dentro da legalidade e seguras, o que não compromete os usuários que contratam o serviço. Por meio da consulta não é possível saber a condição física do veículo, nem identificar problemas mecânicos.
As placas funcionam como um RG para o veículo e esse registro deve ser feito no Detran do estado em que o automóvel está localizado. A classificação de recuperado indica que o carro já sofreu algum tipo de sinistro, como roubo e furto, batida, danos estruturais graves, acidentes, etc. Tudo isso faz parte dos principais fatores que influenciam na desvalorização do veículo. Débitos em aberto podem dizer muito sobre como o proprietário cuida do carro. É importante lembrar que pendências financeiras, como mencionamos acima, impossibilitam a transferência do veículo.
Como já vimos, a consulta pelo site do Detran é um pouco mais burocrática e nem sempre vai disponibilizar todas informações que a pessoa precisa. Quando a chapa é branca e as letras são vermelhas, significa que o veículo é de uso de ensino. Todos que já passaram pelo processo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação já conduziram um veículo com essa placa.
Pelos sites de órgãos públicos como Detran e Denatran, é possível ter acesso a informações mais básicas do veículo, como dados cadastrais, débitos (IPVA, licenciamento e taxas) e restrições. Por enquanto a placa Mercosul só é obrigatória para o primeiro emplacamento, para veículos que passarem por transferência, automóveis roubados ou com o lacre danificado. Através da placa, com uma consulta mais aprofundada, também é possível chegar ao dono do veículo.
Vale a pena consultar placas?
Nessa cesta de informações, destaca-se o histórico de leilão, que é um dos dados mais procurados justamente por estar entre os mais comprometedores. A consulta reúne dados de 9 bases de fornecedores diferentes sobre passagem por leilão, passagem por seguradoras e locadoras, vistorias cautelares negadas, além de todas as informações básicas que mencionamos acima. O custo de uma vistoria cautelar varia de um estado do Brasil para o outro, mas, no geral, esse serviço custa de R$ 100 a R$ 200.
Vistoria veicular
Basta preencher as informações solicitadas no sistema, que fará a comunicação direta com o Detran. Pelo sistema da Checktudo, não é necessário enviar documentos para o Detran. O sistema não permite saber condições mecânicas, mas fornece um relatório bastante completo sobre o histórico e a situação atual do veículo. Vale lembrar que circular com veículo com placa sem lacre ou incompleta é considerado infração gravíssima. Ao fazer a vistoria para emissão de um novo CRLV (Certificado de Registro de Veículos) você deverá receber junto o novo emplacamento. CRV – Certificado de Registro de Veículo – O Certificado de Registro de Veículo (CRV) é documento indispensável para a transferência de propriedade de qualquer veículo.
Para os interessados em comprar um carro usado, a consulta da placa é uma boa opção para ter mais informações sobre o automóvel. Saber se o veículo está regular antes de adquiri-lo é uma ótima forma de evitar dor de cabeça no futuro. A placa com chapa cinza e letras pretas é a mais comum no Brasil. Ou seja, veículos comuns dos cidadãos brasileiros, o que usam todos os dias. Também vale dizer que é possível acessar todos os dados de cadastro junto com os Departamentos de Trânsito (Detran) de todos os estados do Brasil. Informações como últimos registros, tipo e cor do carro (que pode indicar modificações) e cadastro de um ou mais veículos no mesmo CPF ou CNPJ.
Veja quais as principais vantagens da consulta veicular para o seu negócio!
Você poderá comunicar a venda de veículos em todo território nacional, sem precisar fazer os processos burocráticos e enviar documentos ao Detran, o que te dará muito mais segurança e agilidade nas suas negociações. O laudo cautelar é um documento que mostra as condições de uso e comprova a veracidade das informações cadastrais Histórico veicular do veículo. Os veículos usados e seminovos tendem a ter problemas no histórico que diminuem o seu valor de mercado em até 30%, além de impedir ou dificultar o processo de transferência de propriedade. A vistoria cautelar pode ser feita por qualquer pessoa que deseja conhecer a procedência e as condições de um veículo.