O que faz e quanto ganha um Almoxarife?

Ao avaliar os KPIs, é importante considerar os benchmarks do setor, ou seja, os valores médios de desempenho para empresas similares. Comparar seus resultados com os benchmarks permite identificar se o desempenho do seu almoxarifado está acima, abaixo ou dentro da média do mercado. Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED.

  • Quando nos aprofundamos no universo industrial, o almoxarifado ganha complexidades adicionais e torna-se ainda mais estratégico.
  • Através de sistemas de controle rigorosos, o almoxarife mantém um registro detalhado dos materiais em mãos, evitando desperdícios e garantindo que os suprimentos sejam reordenados em tempo hábil para evitar atrasos no projeto.
  • Isso envolve a conferência dos itens entregues, garantindo que a quantidade e qualidade estejam de acordo com o pedido feito.
  • Os leitores de código de barras facilitam a identificação rápida dos itens no estoque.
  • Em muitas indústrias e setores, como construção civil, logística e saúde, a presença do almoxarife é essencial para o bom funcionamento das operações diárias.

O salário base de um profissional de almoxarifado é R$ 2 mil a R$ 3 mil/mês, segundo dados do Glassdoor, atualizados em 26 de agosto de 2025. Mas é ali que se garante que cada item esteja no lugar certo, na hora certa, pronto para abastecer a produção ou atender um cliente. Logo, quando essa engrenagem funciona bem, a empresa evita desperdícios, ganha agilidade e aumenta a produtividade. O almoxarifado é um armazém onde são estocados os produtos que vão ser usados internamente na empresa.

Vamos lá, de acordo com o CAGED (Cadastro geral de empregados e desempregados) o salário médio de um conferente é de R$1.445,55, podendo variar de R$1.100,00 a R$2.587,20. O menor salário foi no comércio varejista e os maiores estão na construção civil. Esses valores eu peguei na pesquisa aqui para a região de Belo Horizonte, que é onde eu moro. Eles podem variar um pouco de acordo com a região, mas a ideia do vídeo é para você ter uma base.

Como Funciona a Gestão de Almoxarifado?

O Almoxarife deve ser um profissional extremamente organizado, atencioso e com habilidade de comunicação. Ter conhecimento sobre gestão de estoques e logística também pode contribuir para o bom desempenho dessa função. Os KPIs são ferramentas essenciais para a gestão de almoxarifado, pois fornecem uma visão clara e objetiva do desempenho das operações em diferentes áreas. Ao monitorar esses indicadores, você pode identificar pontos fortes e fracos, tomar decisões estratégicas para otimizar processos e alcançar os objetivos da gestão.

A reposição dos itens evita que a operação da empresa venha a ser prejudicada devido a uma ruptura de estoque. As técnicas de armazenagem são um conjunto de procedimentos e metodologias relacionados ao modo de armazenagem de um produto em estoque. A definição de uma técnica de armazenagem em uma empresa passa pela avaliação de diversos critérios relacionados ao ambiente interno da empresa (recursos), normas técnicas regulamentadoras e das características dos produtos. Logo, todos os itens armazenados em um almoxarifado devem ser constantemente inventariados. Manter um estoque constantemente atualizado permite que os níveis de estoque esteja alinhado à demanda produtiva da empresa. O recebimento de mercadorias é o conjunto de atividades necessárias para receber os produtos adquiridos dos fornecedores da empresa.

O que faz um gestor de almoxarifado?

Se você busca uma carreira dinâmica e essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa, mergulhe neste artigo. Descubra tudo sobre a profissão de almoxarife, desde suas responsabilidades até as oportunidades de atuação no mercado. O salário médio pode variar entre R$ 1.500,00 e R$ 3.500,00 mensais, dependendo da região e do porte da empresa. O almoxarife é o profissional que gerencia a recepção, armazenagem, controle e distribuição de materiais dentro de uma empresa. Profissionais bem qualificados podem ter a chance de ascender a funções maiores dentro da cadeia de suprimentos, como supervisor de logística, analista de estoques ou até mesmo gerente de supply chain.

Com um Know How de mais de 25 anos de terceirização de mão de obra pra logística, movimentação de materiais e produtos atendendo principalmente aos setores de logística da indústria e do comércio. Com um Know How de mais de 27 anos de terceirização de mão de obra pra logística, movimentação de materiais e produtos atendendo principalmente aos setores de logística da indústria e do comércio. Um almoxarifado bem gerenciado é como um maestro regendo a orquestra da cadeia de suprimentos. Ele garante que os materiais certos estejam no lugar certo na hora certa, ao mesmo tempo que otimiza custos, reduz perdas e impulsiona a eficiência geral da empresa.

Quais são as qualificações necessárias para atuar como almoxarife?

É, ou deveria ser, operado de forma organizada, com classificação dos materiais ali presentes, dentro da lógica da sua operação. Almoxarifado gestão de almoxarifado é o tipo de depósito responsável por armazenar matéria-prima, insumos e equipamentos e outros itens afins, de uso interno. Serve para guardar o que será usado na produção e no dia a dia da empresa, diferente de outros tipos de estoque.

Por sua vez, recebe do setor de compras informações sobre prazos de entrega, condições negociadas e especificações técnicas que orientam o recebimento adequado dos materiais. O valor estratégico do almoxarifado está principalmente em sua capacidade de interconectar diversos setores organizacionais, funcionando como uma ponte que viabiliza fluxos eficientes de recursos e informações. Em sua essência técnica, constitui-se como área física e administrativa dedicada ao controle sistemático do fluxo de recursos materiais, desde seu recebimento até sua distribuição para os pontos de consumo. Ao aplicar o ponto de pedido saberemos exatamente quando é necessário repor os itens estocados.

Ao acompanhar o desempenho dos indicadores, você pode identificar tendências, detectar problemas e tomar decisões estratégicas para otimizar os processos e alcançar os objetivos da gestão. Esses indicadores são como faróis que guiam a gestão, fornecendo informações valiosas sobre o desempenho do almoxarifado em diversas áreas, como controle de estoque, custos, produtividade e atendimento ao cliente. A variação salarial depende principalmente das funções desempenhadas, segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos, salários e carreiras da empresa. Lembrando que geralmente o almoxarifado é um armazém auxiliar, que deve ter o seu controle de estoque separado dos estoques de produtos destinados para venda ou para a produção. E o tamanho do almoxarifado vai depender da quantidade de estoque que precisa ser guardada nele.

Estoque x almoxarifado: qual a diferença?

R$ 2.500,00Hoje quem trabalha como Líder de Almoxarifado ganha em média um salário de R$ 2.500,00. Acompanhe aqui as principais tendências da área de capacitação profissional, logística e supply chain. Além desses indicadores clássicos, vale olhar também para a eficiência da equipe, o tempo de preparação de pedidos e o percentual de retrabalho. Com esses dados, a gente consegue ter uma visão completa, ajustar processos e aumentar a produtividade sem gastar mais. O objetivo do estoque é garantir que haja quantidade suficiente para não interromper a produção ou vendas.

Além disso, a capacitação profissional para o aprendizado também deve ser obtida com por meio da experiência, ao longo do tempo. Outra função importante é a de zelar pela organização e segurança do almoxarifado. Isso inclui a adoção de medidas para prevenir furtos e avarias nos materiais, além de manter o espaço físico limpo e organizado, facilitando o acesso aos itens armazenados.

O centro de distribuição é um estoque, assim como o almoxarifado, mas o almoxarifado e o centro de distribuição são coisas diferentes. De modo bem simplificado, podemos entender o estoque como os produtos que a empresa armazena para comercialização, ou seja, são os produtos que ela venderá. E, portanto, uma boa gestão de estoque garante que não falte produtos para o consumidor.