Ginecologista: saiba mais sobre essa área da medicina

Ambulatório de revisão puerperal e atividades em ultrassonografia e em ginecologia, nas áreas de ambulatório geral de Ginecologia, planejamento familiar, enfermaria e centro cirúrgico. AObstetrícia, por sua vez, tem ênfase na reprodução humana, ou seja, é de sua responsabilidade o conhecimento sobre a gestação, parto e puerpério. A Estácio é uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados e está presente em todos os Estados do país.

Muitas evoluções se fizeram no bojo da nossa especialidade em curto espaço de tempo e as mulheres também mudaram neste período. Nesse sentido, em que pese o conceito expresso do que vem a ser a G&O, dois pontos importantes merecem serem considerados. O trabalho pode incluir aconselhamento de pacientes sobre planejamento familiar, contracepção e menopausa, bem como realização de exames como câncer cervical e exames de doenças sexualmente transmissíveis. Obstetra é o profissional da área médica responsável por cuidar da reprodução humana e ajudar mulheres a darem à luz da forma mais segura e confortável possível. Esse profissional deve garantir uma taxa elevada de nascimentos bem-sucedidos, além da proteção à vida das gestantes. Por fim, há muitas possibilidades de especialização para o ginecologista obstetra.

O ginecologista é o médico especializado em ginecologia, a área da medicina que estuda o funcionamento e os distúrbios do sistema reprodutor feminino. Dessa forma, esse médico cuida de órgãos ginecologista em palmas como vulva, vagina, útero, ovários e mamas, diagnosticando e tratando doenças que possam acometê-los. Mas durante a sua gestação, alguns exames e algumas consultas de rotina são essenciais.

O climatério é o período fisiológico de transição entre a fase reprodutiva da mulher e a menopausa, quando se encerra a sua fase reprodutiva. Daí a importância dessa especialização dentro da ginecologia, já que a fase do climatério costuma estar relacionada com o surgimento de algumas doenças. Esta visita estabelecerá uma relação entre a adolescente e a médica, que normalmente não realizará um exame pélvico se a menina não tiver problemas de saúde e não for sexualmente ativa.

O que faz o ginecologista e obstetra?

Além disso, o profissional realiza o acompanhamento da saúde geral da mulher, se atentando para diagnósticos e prevenção de doenças nas mamas, ovário e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), entre outras possibilidades. Imagine que esse profissional vai acompanhar as mulheres nas mais diversas situações e fases da vida para falar de assuntos que, muitas vezes, ainda são considerados tabu. A primeira menstruação, a primeira relação sexual e a menopausa são apenas alguns exemplos disso.

Qual a diferença entre ginecologista e obstetra?

Desse modo, o profissional poderá, após a conclusão do curso de Medicina, se aprofundar nas temáticas que envolvem a área. Um obstetra pode exercer sua profissão em hospitais públicos e privados, em maternidades, consultórios e clínicas médicas, centros de reprodução assistida, postos de saúde, ONGs e empresas do terceiro setor. Além disso, as maternidades da Rede D’Or oferecem em suas unidades estruturas seguras e confortáveis, equipamentos de alta tecnologia e equipe de assistência qualificada e preparada para conduzirem os partos, de baixo a alto risco. Os hospitais contam ainda com UTI neonatal e adulto, para internação em casos de intercorrências, tudo com o máximo de planejamento dos possíveis riscos. Realizam mais de 30 mil partos por ano e os pacientes da Rede D’Or possuem à sua disposição unidades hospitalares equipadas com UTIs neonatal e adulto, para internações em casos de urgência ou necessidade médica. É importante deixar claro que esses valores variam muito de acordo com a atividade do profissional, o perfil, a subespecialização, as horas trabalhadas e até mesmo o local de trabalho, pois os salários variam de uma cidade para outra.

Se escolher a especialidade, poderá tratar sobre questões relacionadas à fertilidade, métodos contraceptivos e TPM. Além disso, os ginecologistas também estão aptos para avaliar e tratar outros problemas de saúde femininos. Alguns exemplos são questões no trato urinário e no sistema digestivo, desequilíbrios hormonais, osteoporose, entre outros. Além disso, o ginecologista-obstetra também faz o parto e o acompanhamento pós-parto, avaliando a recuperação da mulher. A partir do momento em que a mulher souber ou suspeitar que está grávida, é importante seguir recomendações médicas em relação aos cuidados com a alimentação, mudanças no corpo e uma série de outros fatores para ter uma gestação saudável. Entretanto, exigem especializações com curvas de aprendizado longas, levando a um fenômeno da superespecialização dentro da própria G&O.

Site

Quando essa área de atuação está incluída no currículo do médico quer dizer que ele também está apto a cuidar da mulher durante a gestação (pré-natal), parto e puerpério (condição após o parto). Como comentamos, o ginecologista é responsável pela saúde da mulher como um todo. Isso significa que o profissional faz o acompanhamento da paciente desde o início da puberdade, focando no órgão genital feminino, incluindo vagina, trompas, útero, ovários e mamas.

O que pode ser barriga baixa na gravidez? (e o que fazer)

O obstetra é o médico responsável por cuidar de todos os processos de uma gestação, garantindo que a mulher tenha uma gravidez saudável e um parto seguro e o mais confortável possível. A Febrasgo também atua no âmbito científico e profissional, congregando e representando os ginecologistas e obstetras brasileiros, promovendo educação e atualização através de informações confiáveis e diretrizes, valorizando a saúde da mulher. O profissional que se especializa na Ginecologia e Obstetrícia tem como função acompanhar a rotina da mulher, realizar os exames preventivos, conduzir a gestação, realizar o parto e auxiliar no pós-parto.