Qual é a diferença entre antisséptico e desinfetante

NNT para prevenir um episódio de bacteremia relacionada a cateter intravenosa foi de 142, para um período de inserção de 10 dias e mudança de curativo a cada 5 dias. Reações cutâneas à clorexidina ocorreram em 5,6% dos pacientes em três estudos, predominantemente em recém-nascidos18. Primeiro banho com clorexidina em recém-nascidos a termo tem mostrado benefícios na redução de colonização e consequente ocorrência de infecções, especialmente por Staphylococcus aureus21, 22.

Quais são os antissépticos naturais

Sir Joseph Lister introduziu o fenol como desinfetante cirúrgico em meados da década de 1800, porém sua natureza irritante e tóxica levou à sua substituição por varias substâncias fenólicas substituídas. Estas substituição acentuaram o efeito antimicrobiano do fenol, sem aumentar significativamente a sua toxidade nos seres humanos. O desinfetante alimentício é um produto mais específico usado pela indústria de alimentos e empresas do segmento. O desinfetante é um produto cada vez mais procurado por higienizar superfícies e prevenir que a gente se contamine no dia a dia.

Quais os riscos do desinfetante?

Para lavagem cirúrgica, as soluções de clorexidina a 4% são de ação rápida como os iodóforos e possuem a substantividade do hexaclorefeno. A clorexidina é altamente eficaz contra os microrganismos Gram-positivos, enquanto exibe menor eficácia contra os microrganismos Gram-negativos e mostra-se ineficaz contra os bacilos da tuberculose, esporos e numerosos vírus. Dessa forma, ele ajuda a combater a proliferação de germes, bactérias, vírus e fungos em diversos ambientes, sendo necessário para preservar a nossa saúde. O uso é bastante indicado em ambientes públicos como hospitais, escolas, restaurantes e até na própria casa. O desinfetante é uma solução composta por substâncias microbicidas, ou seja, capazes de eliminar os microrganismos causadores de doenças.

Álcool

Caso o ambiente esteja fora desses padrões de ação do desinfetante, sua efetividade será comprometida. Entre as opções mais comuns, estão aquelas à base de álcool etílico e cloro ativo, conhecido como água sanitária. Também há outros ingredientes que podem entrar na fórmula, e alguns deles são bem perigosos se manuseados incorretamente. Por isso, o mais indicado é desinfetar essência para amaciante o pátio usando uma solução de dois terços de água morna para um terço de vinagre. Caso você considere necessário, pode utilizar no processo de lavagem a água sanitária (no caso de roupas brancas) ou um alvejante à base de oxigênio (para roupas coloridas). Também existem desinfetantes específicos para higienizar alimentos, que podem ser encontrados em supermercados.

Qual é a função do desinfetante?

Estudo comparou quatro tipos de antissépticos na descontaminação das mãos – álcool, clorexidina, triclosana e iodopovidona – mostrando superioridade de álcool e clorexidina4. Comparação entre álcool e clorexidina demonstra equivalência com ambos ou superioridade do álcool. Larson e colaboradores5 encontraram redução microbiana semelhante com clorexidina 2% e etanol 61%. Além disso, higienizar com álcool exigiu muito menos tempo e reduziu 50% dos custos. Girou e colaboradores6 obtiveram melhores resultados com álcool do que com sabão contendo clorexidina 4%.

Eficácia, baixo custo e facilidade de fabricação tornam os hipocloritos os desinfetantes mais amplamente utilizados. Hipoclorito de sódio é o composto mais comum e é um desinfetante ideal, pois é um oxidante forte. Afinal, ter contato com micróbios pode causar várias doenças nas pessoas e em animais domésticos.

Os metais pesados, em particular os mercuriais e compostos de prata possuem uma longa história como agentes antimicrobianos. Os mercuriais orgânicos ainda são utilizados em alguns países como fumigantes, mas foram substituídos pro substâncias mais eficazes e menos tóxicas na Medicina e na Odontologia. Os halogênios e as substância liberadas de halogênios constituem alguns dos mais eficazes agentes microbianos utilizados para a desinfecção e antissepsia. Seu principal modo de ação parece depender da reação covalente do halogênio com sistemas enzimáticos-chave. Os desinfetantes encontram-se sob regulamentação da Environmental Protection Agency (EPA) e, portanto, estão sujeitos às regras desse órgão para a demostração de eficácia e uso no trabalho. Como se destinam a aplicação em tecidos vivos, os antissépticos encontram-se sob o controle da Food and Drug Administration (FDA) no que concerne à sua eficácia e uso clínico.

Também é bastante usado no tratamento de água, em diferentes concentrações, dependendo da qualidade microbiológica da água desejada28 (ver monografia, página 766). Glutaral é desinfetante que se apresenta na forma de líquido incolor ou amarelo pálido viscoso. Possui atividade bactericida, esporicida, fungicida, virucida e micobactericida. É usado para desinfecção e esterilização de instrumentos, como artigos metálicos, plásticos e de borracha, lentes, hemodialisadores, endoscópios, materiais de terapia respiratória, transdutores, equipamentos de anestesia, entre outros. Desinfecção se faz por imersão durante 20 minutos, e esterilização, por imersão durante 10 horas. Glutaral 2% foi comparado a ácido peracético 0,2%, demonstrando semelhante eficácia desinfetante em 20 minutos e sem causar corrosão nos materiais testados no estudo23.

Ele é especialmente indicado para ambientes como banheiros, cozinhas e áreas de maior circulação, onde a higiene é essencial. A principal função do desinfetante é eliminar micro-organismos presentes em superfícies e objetos, prevenindo a proliferação de doenças e infecções. No caso do desinfetante bactericida, a ação inclui combater germes, vírus, fungos e bactérias.

Presença obrigatória na sua lista de produtos de limpeza, o desinfetante bactericida é um produto desenvolvido para eliminar micro-organismos como bactérias, vírus e fungos, presentes em superfícies e objetos. Sua fórmula garante uma limpeza profunda e eficaz, proporcionando um ambiente mais seguro. O cloro é um desinfetante muito comum, utilizado em uma ampla variedade de soluções de limpeza e aplicações – até mesmo na água potável – porque, mesmo em quantidades muito pequenas, apresenta rápida ação bactericida. O ácido hipocloroso, que é um ácido fraco que se forma quando o cloro é dissolvido na água, tem o maior efeito na célula bacteriana, atingindo algumas enzimas metabólicas essenciais e destruindo o organismo.