O que torna um filme clássico?

Considerado uma metáfora para a crise climática e o negacionismo, o longa bateu recorde de audiências quando foi disponibilizado na Netflix. Com direção e roteiro de Edward Berger, Nada de Novo no Front é uma adaptação do livro de mesmo nome de Erich Maria Remarque. No longa, que tem 96 minutos, vemos o ator conversando com famoso psiquiatra Phil Stutz sobre diversos assuntos íntimos e somos apresentados ao método terapêutico de Stutz, que promete fugir das terapias convencionais e ajudar os pacientes a superar traumas complexos. Ela fica entusiasmada com o novo trabalho e com a chance de se tornar uma chef de cozinha.

Acho que uma boa forma de descrever Sharknado é que ele é um verdadeiro show de horrores, tudo é ruim no longa, mas ele é uma diversão e tanto se você assiste com um grupo de amigos, e acaba de certa forma sendo um filme bem memorável. Não, mas eu duvido que depois de ver o primeiro você não vai querer ver os outros 5. É estranho pensar que essa é basicamente uma categoria do cinema, e por incrível que pareça é uma categoria bem complexa e bem difícil de ser alcançada com qualidade – ou pela falta dela. Esses filmes acabam sendo uma boa forma de distração quando você não quer ter que pensar em nada e muitas vezes nos tiram mais risada que a maioria das comédias.

Com direção de Seth Gordon, esse é um filme policial de ação e comédia que traz Cameron Diaz e Jamie Foxx no papel de um casal que é ex-agente da CIA. Eles decidiram se afastar desse perigoso trabalho para criam uma família e cuidar dos filhos. Mas após acontecimentos inesperados, eles precisam voltar novamente ao mundo da espionagem. Tão oportuno quanto a crítica ao negacionismo e ao domínio sobre a vida na Terra exercido pelas gigantes de tecnologia é o ataque (frontal) de McKay  à mídia, que se revela um antro de debiloides. Um programa de entrevistas “leves” deve ser “leve” e provocar risinhos bobos mesmo que sentado diante dos apresentadores esteja um cientista provando a proximidade do fim do mundo.

Observar a mise-en-scène é perceber como cada detalhe da imagem colabora com a narrativa e com o clima da história.Um figurino desgastado pode revelar a luta interior de um personagem. Um filme é feito de imagens, sons, cortes, movimentos e silêncios que se organizam de modo intencional. Esta intencionalidade se chama forma, e ela é tão importante quanto o que está sendo contado. Isso acontece porque partimos do princípio de que cada elemento do filme foi posto seguindo uma lógica que contribui para a sua totalidade. Entender um filme, portanto, é julgá-lo como uma obra de arte, que tem a suas características próprias, não apenas como uma sequência de falas.

Netflix filmes bons: 12 filmes para assistir

Constituem os chamados vilões “aprovados”, sobre os quais não se nega a deficiência moral flagrante, intrínseca a estes, mas, também, não se condena inteiramente, já que suas ações são em grande maioria justificáveis por algum outro viés. A máfia, que antes era vista como algo infame e notoriamente má, passou a ser sinônimo de uma justiça rápida e eficiente – surgindo uma mudança histórica de paradigma. Através das imagens, sons e diálogos, os cineastas conseguem criar universos inteiros e personagens que ficam gravados em nossas memórias para sempre. E entender essa função é essencial para compreender por que a história se move. Dizer que a história é o que vai definir se um filme é bom ou não é o mesmo que dizer que o roteiro é o elemento fundamental de um filme. Ora, se isso for realmente verdade, o trabalho do diretor não tão importante assim, já que com uma boa história em mãos e algum dinheiro qualquer um poderia filmar aquele roteiro e pronto, coisa que não acontece de verdade na prática.

O que torna um filme bom?

Para te ajudar a escolher filmes bons na Netflix, preparei uma listinha com 12 filmes que eu já assisti por lá e AMEI! Confesso que não sou daquelas pessoas viciadas em filmes, que não pode ter um lançamento que já vai correndo assistir, independente do tema. Bordwell afirma que o espectador constrói sentido junto com o filme.

O filme, incluído no catálogo da Netflix em dezembro de 2023, foi bastante aclamado, recendo prêmios e uma aprovação de 93% no Rotten Tomatoes. Na trama vemos quatro professores que se sentem desmotivados e sem propósitos. Assim, decidem testar uma teoria de que ao manter um nível de álcool no sangue seus problemas seriam melhor solucionados. A nova produção é assinada pelo cineasta espanhol J.A Bayona e adaptada do livro de Pablo Vierci.

O longa conta a história real da jovem nadadora norte-americana Trudy Ederle. Em 1926 ela desafiou as expectativas de todos ao atravessar o Canal da Mancha a nado, conquistando o posto de primeira mulher a realizar tal feito. O filme, dirigido por Joachim Rønning, mostra como Trudy enfrentou a sociedade e a família em busca da concretização de um sonho e superou as barreiras impostas às mulheres no esporte. Você já deve ter assistido a algum filme que achou péssimo e mesmo assim adorou assistir e precisou falar para todos os seus amigos assistirem também. É estranho, mas quando um filme consegue ser ruim num nível bem superior que os outros, você quer que todo mundo também o assista e tem vontade de vê-lo mais e mais vezes. Mas como exatamente um filme se encaixa nessa categoria de “um bom filme ruim”?

Poderoso Chefão não foi o único filme que deflagrou esse tipo de pensamento naquela época, mas certamente foi um dos que mais impactou. Até hoje, na já citada série The Sopranos, a cena do batismo foi refeita, embora de uma outra forma – mas sem tirar a dualidade que nos perturba. A trilha sonora e os efeitos especiais são elementos fundamentais na construção da magia do cinema.

Netflix filmes bons: Por Lugares Incríveis (

Esse cenário parecia condenar uma mulher como ela a passar toda a vida apenas lutando para ter o que comer. Mas, contra todas as expectativas, Walker se tornou a primeira mulher negra a ser milionária nos Estados Unidos, no início dos anos 1900. Felicidade por um fio é um filme lindo, que nos traz diversas reflexões sobre padrões impostos pela sociedade.

A Vida e a História de Madam C.J. Walker (

Eu já discordo da grande maioria e acredito que todas são, na realidade, tentativas frustradas de achar essa tão sonhada definição. Para mim, um clássico não está na forma, nem no tempo (apesar de entender o distanciamento temporal como necessário no reconhecimento de um), nem no momento histórico do Cinema em que o filme se encaixa, nem na bilheteria que gera. O que torna um filme clássico é, em todos os casos, a quantidade de porquês que nascem junto a ele e o quanto isso tem influência em deixá-lo memorável.

Amargurada e codigo bluetv solitária, sua vida se transforma ao conhecer Josué, um garoto que acaba de ficar órfão. Assim, eles partem pelo sertão na esperança de encontrar o pai do menino. A produção, que vem sendo elogiada pelo público e pela crítica, conta com a participação da atriz brasileira Sophie Charlotte. Nesse comovente longa dirigido e roteirizado por Charlotte Wells, acompanhamos a história de uma filha e um pai durante uma viagem de férias. Leave the World Behind é o nome original desse filme dirigido por Sam Esmail que traz Julia Roberts em um papel de destaque. Fosse no conforto da minha casa ou no escuro acolhedor de uma sala de cinema, fazia sempre os possíveis para ver os filmes considerados “bons”.